sábado, 1 de agosto de 2020

A CASA DOS ESPÍRITOS




               A CASA DOS ESPÍRITOS
                        ( HOUSE OF THE SPIRITS )


          O filme segue os Trueba, uma turbulenta família chilena de classe alta composta por seu patriarca violento e mulheres clarividentes que, por três gerações, vivem os acontecimentos mutáveis de seu país.  Baseado no romance de Isabel Allende (sobrinha do ex-presidente do Chile Salvador Allende), publicado em 1982, que retrata a saga da família Trueba, no Chile, ao longo do século XX.                                            A ação da obra reflete o momento revolucionário do Chile, terminado com o golpe militar de 1973, que veio a derrubar o presidente Salvador Allende. A história é narrada por três personagens: Esteban Trueba (Jeremy Irons), a sua mulher Clara del Valle (Meryl Streep) e a filha do casal Blanca (Winona Ryder). 
         Esteban Trueba, um jovem decidido e ambicioso, pretende fazer fortuna, trabalhando numa mina, com o objetivo de casar com Rosa del Valle (Teri Polo), irmã mais velha de Clara, mas, no entanto esta morre repentinamente, tal como a sua irmã Clara tinha premunido. O jovem Esteban, amargurado pela morte súbita da sua pretendente, deixa a mina e instala-se numa fazenda abandonada, tornando-se um latifundiário abastado, poderoso e arrogante. Após vários anos, Esteban casa-se com Clara, passando o casal a viver com a irmã de Esteban, Férula (Glenn Close). Do casamento nasce Blanca (Winona Ryder) e posteriormente dois rapazes gêmeos, Jaime e Nicolás. Esteban, com inveja da influência de Férula sobre Blanca, expulsa a irmã de casa, além, de internar sua filha num colégio distante.                                                          Quando esta regressa a casa, apaixona-se por Pedro, filho do capataz da fazenda, que entretanto se tornara líder da rebelião dos trabalhadores rurais contra o latifundiário. Blanca fica grávida, mas Esteban, por ambições políticas, pretende casá-la com um conde francês. Perante tal pretensão, Blanca e Pedro saem do País. Da união dos jovens enamorados nasce Alba, que vai continuar a luta pela justiça social, iniciada pelos pais, chegando mesmo a ser presa e torturada.                                        Com direção e roteiro de Billie August, o filme foi lançado em 1993, e achei esse filme magnífico, com grandes atuações e uma história que mostra a realidade que perdura durante gerações até os dias de hoje. Roteiro super inteligente e o que dizer das cenas em que temos Meryl Streep e Glenn Close atuando juntas? Simplesmente me deixaram de queixo caído. A última cena da Glenn Close é uma das melhores. Achei um absurdo esse filme não ter tido uma indicação sequer ao Oscar! 
          Para mim foi a melhor atuação da carreira de Jeremy Irons até hoje, ele foi muito melhor do que em Reverso da Fortuna, pela qual ele foi premiado. Um dos melhores filmes que já assisti, sem dúvida alguma, e acredito que todos deveriam assistir, porque trata de uma passagem histórica e dura, mostrando bem como funcionavam os regimes militares na ditadura. Filme essencial para ilustrar o momento tenebroso em que vivemos no nosso país. Palmas para todo o elenco e para a direção e roteiro, pois fizeram uma obra-prima atemporal. Amigos cinéfilos, quem não viu, não perca, pegue a pipoca e o refrigerante e ótimo entretenimento, disponível no NetFlix (aluguel) e no YouTube (gratuito).  

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário