UM BOM ANO
(A Good Year)
Filme de comédia romântica britânico-estadunidense de 2006, dirigido e produzido por Ridley Scott, baseado no livro homônimo escrito por Peter Mayle. O jovem Max Skinner passa as suas férias no vinhedo do seu tio Henry (Albert Finney), no sudeste da França, aprendendo sobre a vida. Vinte e cinco anos se passaram e agora no presente, Skinner é um atirado investidor de negócios, extremamente radical, cuja ética ficou para trás há tempos. Recebe então uma correspondência vinda da França, informando sobre a morte do seu tio e- na falta de descendentes- sua vontade de que Max herdasse a propriedade francesa.
Um bom ano, é um exercício de relaxamento, em que o diretor parece ter ligado no piloto automático. Fato que gera um filme que, mesmo se perdendo entre não saber se é comédia romântica ou drama edificante, consegue prender a atenção da platéia, seja pela história simples ou pela belíssima fotografia de Philippe Le Sourd, que registra as plantações de uva e a área provençal da França, da forma mais deslumbrante em dados momentos ou delicada quando possível. Para reforçar, o retorno à parceria com um Russell Crowe totalmente descontraído (algo que não se via desde a comédia romântica Amor em Chamas, de 1997) é uma ótima amostra de como o ator sabe diversificar seus papéis, mesmo que aqui demore um pouco para encontrar o tom e conquistar a simpatia da platéia. Talvez tenha sido intencional, já que a primeira metade do filme trata de mostrar o Max de Crowe como um crápula sem coração (ou com o músculo gelado demais), para que depois o personagem desabroche. Algo que Crowe consegue fazer sem muito esforço.
Um bom ano tem também a participação das estonteantes Marion Cotillard e Abbie Cornish em atuações interessantes. Gostaria de dizer, longe de ser um grande filme, mas ainda mais distante de ser o péssimo longa que muitos adoram detratar, Um Bom Ano, entretém, é bobinho e não tem compromisso com ares mais profundos ou questões filosóficas.
Curiosa atuação na época do jovem ator britânico Freddie Highmore, interpretando o Max Skinner jovem, hoje podemos ver esse ator no seriado The Good Doctor, no papel do médico autista Dr. Shaun Murphy. Quem procura um filme leve, despretencioso e apenas com intuito de se distrair, eu recomendo, sem dúvida nenhuma.
Esse filme é realmente muito legal! :)
ResponderExcluirAdorei sua crítica! Continue nos dando suas valiosas sugestões.
Beijos, papi!!