THE GOOD DOCTOR
( O BOM DOUTOR )
Síndrome de Savant ou Síndrome do Sábio porque Savant em francês significa sábio, é um distúrbio psíquico raro, onde a pessoa possui graves défices intelectuais. Nessa síndrome, a pessoa tem sérias dificuldades em se comunicar, compreender o que lhe é transmitido e estabelecer relações interpessoais. No entanto, possui inúmeros talentos, principalmente ligados à sua extraordinária memória. Esta Síndrome é mais comum desde o nascimento, aparecendo frequentemente em crianças com autismo, porém também pode se desenvolver na idade adulta, quando se sofre traumatismo cerebral, ou alguma virose com encefalite, por exemplo. A Síndrome de Savant não tem cura, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas e a ocupar o tempo livre, melhorando a qualidade de vida dos portadores da Síndrome.
O autismo é um transtorno multifatorial do qual não se conhece o mecanismo da causa completamente. Um estudo publicado pelo Jama Psychiatry em 17/07/2019 sugere que 97% a 99% dos casos de autismo tem causa genética, sendo 81% hereditário. A partir de um ano e meio de idade, alguns sinais de autismo já podem aparecer, até mesmo mais cedo em casos mais graves. Há uma grande importância de se iniciar o tratamento o quanto antes - mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica - pois, quanto antes iniciem-se as intervenções, maiores são as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Mas não sou médico e apenas dei essa pincelada para realmente comentar sobre o seriado The Good Doctor (O Bom Doutor) que estou assistindo na TV paga (GloboPlay), porém tem o seriado passando no GNT e na Globo nas noites de quintas-feiras substituindo o programa Lady Night. Na TV paga está passando também na Sony Channel às segundas-feiras às 21 hs.
A série é estrelada por Freddie Highmore, ator britânico, como o Dr. Shaun Murphy, um jovem médico recém-formado e que tem autismo e Síndrome de Savant, e faz parte da equipe de residentes do San Jose St. Bonaventure Hospital. A maioria das cenas da série é filmada em Vancouver, no Canadá. A série mostra Shaun Murphy, jovem cirurgião, originário de uma pequena cidade, onde teve uma infância problemática. Ele se desloca para se juntar ao prestigioso departamento de cirurgia do Hospital San Jose St. Bonaventure, onde ele usa seus talentos para salvar vidas e desafiar o ceticismo de seus colegas. Ele é auxiliado por seu mentor e bom amigo Dr. Aaron Glassman (Richard Schiff). Alguns destaques merecem a minha atenção como o papel da Dra. Claire Browne (Antonia Thomas), uma médica residente persistente e talentosa que forma uma conexão especial com Shaun. O ator Nicholas Gonzalez como o médico Dr. Neil Melendez, também merece o meu destaque em suas atuações no seriado.
A título de curiosidade, o prédio da prefeitura da cidade de Surrey na Columbia Britânica no Canadá, serve como o edifício fictício do San Jose St. Bonaventure Hospital nas filmagens exteriores. Comento também, que outro motivo para assistir essa série, é a atuação impecável de Freddie Highmore como um médico autista, e também de acordo com os críticos, o roteiro equilibrado da série e desempenho de Freddie Highmore fornecem uma visão fascinante da condição que afeta um em cada 68 recém-nascidos nos Estados Unidos todos os anos. A meu ver não existem excessos nem por parte da interpretação, nem por parte da história. Outro ponto positivo, é que o autismo não é o único tema abordado, apesar de ser um drama voltado à vida, é possível perceber que seus personagens têm seus próprios dramas. Basicamente, a série não gira somente em torno do personagem de Highmore e de sua condição.
Enfim, estou gostando bastante de assistir essa série, embora eu mesmo não seja muito adepto de seriados, pois até hoje na minha vida, graças a Deus, todos os que eu tive saco e paciência de assistir, eu gostei (Prison Break, Famíla Soprano, Revenge (embora achei o final da série ruim), e por último que assisti o fantástico Game of Thrones (embora igual o Revenge, não gostei da finalização também). Sugiro que quem goste de uma série com dramas atuais, pitadas de risadas e choro, que assista The Good Doctor, pois eu recomendo. Bom entretenimento!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário